Studies on DataViva

Publicações acadêmicas e estudos que envolvem o DataViva

article-img

Economic complexity and regional economic development: evidence from Brazil

01 of August, 2022

Author(s): João P. Romero, Elton Freitas, Fabrício Silveira, Gustavo Britto, Fernanda Cimini, Frederico G. Jayme Jr.

  • Nota Técnica

The paper provides three contributions to the literature on economic complexity and regional development using data from Brazilian municipalities. First, it reports econometric tests of the relationship of regional economic complexity, calculated using employment data, and the logarithms of GDP per capita and of formal employment per capita.

Download File (PDF)
article-img

Mudanças no Padrão de Exportações Brasileiras entre 2016-2020: o Brasil na contramão do mundo

01 of July, 2021

Author(s): João P. Romero, Danielle Carvalho, Arthur Queiroz, Ciro Moura

  • Nota Técnica

A diversificação brasileira caiu de 196 indústrias competitivas em 2016 para 167 em 2020, num universo de 999 indústrias. A quantidade de produtos competitivos aumentou somente no grupo de produtos primários, passando de 47 em 2016 para 49 em 2020. A participação dos produtos primários na pauta exportadora aumentou de 37,2% em 2016 para 44,3% em 2020; a de produtos de média e alta tecnologia na pauta exportadora caiu de 20,2% para 14,2% e de 5,2% para 3,1%, respectivamente.

Download File (PDF)
article-img

Complexidade econômica e os efeitos da pandemia de COVID19 sobre os fluxos comerciais e o mercado de trabalho no Brasil e em Minas Gerais

20 of June, 2023

Author(s): João P. Romero, Elton Freitas, Ian Prates.

  • Nota Técnica

Esta Nota Técnica busca realizar uma análise dos efeitos da pandemia de COVID19 sobre os fluxos comerciais brasileiros e de cada um dos estados brasileiros durante os primeiros 6 meses de 2020. Para tanto, utilizamos dados de importações e exportações brasileiras, disponibilizados mensalmente na plataforma Comexstat. Assim, a pandemia de COVID19 gerou enorme impacto na produção, no consumo e nas rotinas dos diversos países afetados ao redor do mundo.

Download File (PDF)
article-img

BNDES-EXIM: uma análise do financiamento e da complexidade das exportações de bens e serviços entre 2002 e 2023

01 of October, 2024

Author(s): João Vítor Lopes, Danielle Carvalho, João Prates Romero, Gustavo Britto

  • Nota Técnica

Entre 2002 e 2023, os financiamentos do BNDES têm perdido participação nas exportações nacionais, tanto de bens - com os desembolsos atingindo apenas 1,3% do total de 2002 a 2023 (enquanto a média global é de 8%) - quanto de serviços, presentes em 2,7% do total no período, até a interrupção de tal provisionamento em 2017. Entretanto, setores de maior complexidade ganharam protagonismo na carteira do BNDES, configurando um pilar importante para o crescimento econômico sustentado.

Download File (PDF)
article-img

Desoneração da folha salarial: uma caracterização setorial a partir dos dados da RAIS e das Contas Nacionais

01 of January, 2024

Author(s): Gustavo Britto, Alexandre de Queiroz Stein, Diogo Santos, Arthur Queiroz, João Prates Romero

  • Nota Técnica

Analisando o impacto da desoneração da folha salarial sobre o emprego no Brasil, o trabalho traz, também, considerações empíricas para essa análise. É mostrado que os dados de atividades econômicas (classes CNAE) sobrepõem, em termos de poder informativo, os dados setoriais, evitando a sobrestimação do emprego e da massa salarial das atividades desoneradas. Ainda, os resultados mostram piora do desempenho dos setores desonerados, com queda do emprego e da massa salarial em seus domínios.

Download File (PDF)
article-img

Efeitos potenciais do acordo Mercosul-União Europeia sobre a complexidade brasileira

01 of December, 2023

Author(s): João Vítor Lopes, Alexandre de Queiroz Stein, Arthur Queiroz, João Prates Romero, Gustavo Britto

  • Nota Técnica

Partindo de análises das exportações brasileiras para a União Europeia (UE) e da estrutura produtiva de ambos, este estudo avalia efeitos potenciais do acordo Mercosul-UE sobre a complexidade brasileira. É apontada a presença de 120 vantagens comparativas comuns entre eles, e que a abolição das tarifas sobre importações vindas da UE poderá desincentivar o desenvolvimento de setores-chave para os ganhos de complexidade no Brasil, uma vez que a UE é competitiva em muitos desses setores.

Download File (PDF)
article-img

Identificação de Mercados Potenciais para as Exportações Brasileiras: Uma aplicação para o setor de Motores Elétricos

01 of March, 2023

Author(s): Ana Paula Nunes, Vicente Toledo, Juan Campos, João P. Romero

  • Nota Técnica

A partir das exportações brasileiras de motores elétricos, o estudo mostra que a participação nacional no setor é mínima: entre os maiores importadores, EUA e Alemanha, o Brasil responde por 0,5% e 01% das importações de motores elétricos. Como solução à ampliação da demanda por motores brasileiros, México, Eslováquia, Alemanha e Itália são identificados como mercados promissores, que, em simulação, colaborariam fortmente para o crescimento do valor exportado de motores elétricos pelo Brasil.

Download File (PDF)
article-img

Padrões de crescimento econômico na Amazônia Legal: uma investigação a partir de dados de emprego, desmatamento e complexidade

18 of August, 2022

Author(s): João Romero, Arthur Queiroz, Fabrício Silveira, Elton Freitas

  • Nota Técnica

Entre 2006-20, verificou-se aumento do número de municípios com desmatamento acima de 40% da área total na região. Dados indicam que maior desmatamento está associado a maior complexidade até o nível de 60% de desmatamento, mas esta relação deixa de existir acima desse nível, enquanto desmatamento acima de 90% volta a ser associado a níveis menores de complexidade.

Download File (PDF)
article-img

Uma análise regionalizada dos desembolsos do BNDES por nível de complexidade das atividades e regiões

21 of April, 2023

Author(s): João Prates Romero, Cínthia Santos, Alexandre de Queiroz Stein

  • Nota Técnica

Entre 2006 e 2020, os financiamentos do BNDES se tornaram gradativamente mais conservadores e menos focados em atividades com complexidade acima da média da região intermediária. 50% dos desembolsos do BNDES durante a PITCE (2004-2008) foram em atividades com complexidade acima da média da região. Já nos últimos 5 anos, o percentual cai para 41%.

Download File (PDF)